Prof. Luciany - 7ABCDE - Ciências - Vida e Evolução - Programas e indicadores de saúde pública

 COMO ESTÁ A SUA SAÚDE?

 Leia atentamente as perguntas a seguir e reflita:

Quais locais de atendimento à saúde existem no seu bairro ou município?

Você sabe quais são as condições gerais de saúde das pessoas do seu bairro ou município?

Quais fatores interferem na saúde das pessoas, de modo geral?

Você é responsável por manter uma boa condição de saúde para você?

E para as outras pessoas?

Responda a essas questões em seu caderno pessoal.

Para planejar ações que promovam a qualidade de vida individual e coletiva na sociedade, é preciso conhecer as condições de vida em cada região. Para isso, são usados indicadores.

Indicadores são informações científicas coletadas e organizadas com a finalidade de avaliar uma condição específica em uma localidade. Eles são usados para conhecer e descrever as características e especificidades de uma determinada região.

Os indicadores de saúde, por exemplo, podem informar a incidência de algumas doenças ou a cobertura vacinal de uma população. Também existem indicadores que mostram à taxa de mortalidade infantil, a cobertura de saneamento básico, a qualidade da água, a taxa de natalidade, a cobertura vegetal nativa, entre outros dados.

ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR

 ATIVIDADE 1

Orientações gerais do professor sobre a atividade, listadas por itens:

a) Assistir a aula do CMSP;

b) Atividade 1 está no caderno do aluno - vol. 03 – Parte 2 -  página 6;

c) Envio da atividade e fotos por e-mail – luciany.shirley@yahoo.com.

 ATIVIDADE 2

CONHECENDO INDICADORES E AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE

Esta atividade prevê uma investigação sobre alguns indicadores de saúde e sobre ações voltadas à promoção da saúde da população. Para isso, seu(sua) professor(a) irá orientar a realização da atividade da seguinte forma:

Você será responsável por obter informações referentes à qualidade de vida das pessoas da sua região ou localidade. Você deve realizar a pesquisa em dois formatos diferentes. A seguir, estão apresentados os formatos e algumas questões que podem nortear (direcionar) a investigação:

FORMATO 1: Entrevista com profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de atendimento à saúde que visite sua família regularmente.

–Pode ser um profissional da saúde que conheça ou que possa ser entrevistado por celular, whatsapp, chamada de vídeo (para sua maior segurança, por causa do covid-19);

– Converse com este profissional sobre as seguintes questões:

• Quais são as condições gerais de saúde das pessoas desta região?

• Quais são as principais doenças ou problemas de saúde para as quais as pessoas desta região

buscam atendimento médico?

• Quais são as possíveis causas destes problemas?

• Quais são as ações de prevenção, promoção e cuidado com a saúde que esta UBS/ou outra unidade de atendimento desenvolve?

• A escola e a comunidade podem ajudar nestas ações? De que maneira?

FORMATO 2: Pesquisa em sites e plataformas sobre indicadores de saúde.

– Acesse as plataformas indicadas abaixo ou outras que apresentem os dados que você vai

pesquisar;

– Busque quadros, gráficos, tabelas e/ou textos que apresentem os seguintes indicadores de saúde (ou outros mais relevantes ( para a sua região):

• taxa de mortalidade infantil;

• cobertura de saneamento básico;

• incidência de doenças de veiculação hídrica;

• incidência de doenças de veiculação atmosférica;

• cobertura vacinal.

– Plataformas sugeridas:

• Fundação Seade. Disponível em:<https://perfil.seade.gov.br/>. Acesso em 30/03/2020.

• Fiocruz. Disponível em: <https://climaesaude.icict.fiocruz.br/pagina/mapas-graficos-etabelas-0>. Acesso em 30/03/2020.

• Datasus. Disponível em: <http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=02>.

 ATIVIDADE 2

Orientações gerais do professor sobre a atividade, listadas por itens:

a) Assistir a aula do CMSP;

b) Atividade 2 está no caderno do aluno vol. 03 – Parte 2 - página 7;

c) Preparar-se para AAP;

d) Envio da atividade e fotos por e-mail – luciany.shirley@yahoo.com



Orientações gerais do professor sobre a atividade, listadas por itens:

a)     Assistir a aula do CMSP;

b)     Preparar-se para AAP;

c)     Registro no caderno;

d)     Fazer as atividades 1 e 2 que estão no caderno do aluno - Vol. 03 – Parte 2 - págs. 6 e 7;

e)     Envio da atividade e fotos por e-mail – luciany.shirley@yahoo.com.

 

 


Comentários

Postar um comentário