COMO ESTÁ A SUA SAÚDE?
Leia atentamente as perguntas a seguir e reflita:
Quais
locais de atendimento à saúde existem no seu bairro ou município?
Você
sabe quais são as condições gerais de saúde das pessoas do seu bairro ou
município?
Quais
fatores interferem na saúde das pessoas, de modo geral?
Você
é responsável por manter uma boa condição de saúde para você?
E
para as outras pessoas?
Responda
a essas questões em seu caderno pessoal.
Para
planejar ações que promovam a qualidade de vida individual e coletiva na
sociedade, é preciso conhecer as condições de vida em cada região. Para isso,
são usados indicadores.
Indicadores
são informações científicas coletadas e organizadas com a finalidade de avaliar
uma condição específica em uma localidade. Eles são usados para conhecer e
descrever as características e especificidades de uma determinada região.
Os
indicadores de saúde, por exemplo, podem informar a incidência de algumas
doenças ou a cobertura vacinal de uma população. Também existem indicadores que
mostram à taxa de mortalidade infantil, a cobertura de saneamento básico, a
qualidade da água, a taxa de natalidade, a cobertura vegetal nativa, entre
outros dados.
ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR
ATIVIDADE 1
Orientações gerais do professor
sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Atividade 1 está no caderno do aluno - vol. 03 – Parte 2 - página 6;
c) Envio da atividade e fotos por e-mail –
luciany.shirley@yahoo.com.
ATIVIDADE 2
CONHECENDO INDICADORES E AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE
Esta atividade prevê uma investigação sobre alguns indicadores de saúde e sobre ações voltadas à promoção da saúde da população. Para isso, seu(sua) professor(a) irá orientar a realização da atividade da seguinte forma:
Você
será responsável por obter informações referentes à qualidade de vida das
pessoas da sua região ou localidade. Você deve realizar a pesquisa em dois formatos
diferentes. A seguir, estão apresentados os formatos e algumas questões que
podem nortear (direcionar) a investigação:
FORMATO 1: Entrevista com profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outra unidade de atendimento à saúde que visite sua família regularmente.
–Pode
ser um profissional da saúde que conheça ou que possa ser entrevistado por
celular, whatsapp, chamada de vídeo (para sua maior segurança, por causa do
covid-19);
–
Converse com este profissional sobre as seguintes questões:
•
Quais são as condições gerais de saúde das pessoas desta região?
•
Quais são as principais doenças ou problemas de saúde para as quais as pessoas
desta região
buscam
atendimento médico?
•
Quais são as possíveis causas destes problemas?
•
Quais são as ações de prevenção, promoção e cuidado com a saúde que esta UBS/ou
outra unidade de atendimento desenvolve?
•
A escola e a comunidade podem ajudar nestas ações? De que maneira?
FORMATO 2: Pesquisa em sites e plataformas sobre indicadores de saúde.
–
Acesse as plataformas indicadas abaixo ou outras que apresentem os dados que
você vai
pesquisar;
–
Busque quadros, gráficos, tabelas e/ou textos que apresentem os seguintes
indicadores de saúde (ou outros mais relevantes ( para a sua região):
•
taxa de mortalidade infantil;
•
cobertura de saneamento básico;
•
incidência de doenças de veiculação hídrica;
•
incidência de doenças de veiculação atmosférica;
•
cobertura vacinal.
–
Plataformas sugeridas:
•
Fundação Seade. Disponível em:<https://perfil.seade.gov.br/>. Acesso em
30/03/2020.
•
Fiocruz. Disponível em:
<https://climaesaude.icict.fiocruz.br/pagina/mapas-graficos-etabelas-0>.
Acesso em 30/03/2020.
•
Datasus. Disponível em:
<http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=02>.
ATIVIDADE 2
Orientações gerais do professor
sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Atividade 2 está no caderno do aluno vol. 03 – Parte 2 - página
7;
c) Preparar-se para AAP;
Orientações gerais do professor sobre a atividade, listadas por
itens:
a)
Assistir
a aula do CMSP;
b)
Preparar-se para AAP;
c)
Registro
no caderno;
d) Fazer as atividades 1 e 2 que estão
no caderno do aluno - Vol. 03 – Parte 2 - págs. 6 e 7;
e) Envio da atividade e fotos por
e-mail – luciany.shirley@yahoo.com.
Luiza de Souza Amorim. 7°B n23
ResponderExcluirBom dia!!!
ExcluirBom dia de Vitor Freitas Faria 7 ano C n.34
ResponderExcluirOlá, Vitor!!!
ExcluirSillas Pyettro
ResponderExcluir7 A
33
Bom dia, Sillas!!
ExcluirBreno Augusto O. Souza 7A n°7
ResponderExcluirBom dia Breno!!!!
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