PRONOMES - PORTUGUÊS - PROF. CIRILA

OLA, PESSOAL, TUDO BEM...?

ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM...E CONTINUEM SE CUIDANDO PARA QUANDO RETORNARMOS ÀS AULAS PRESENCIAIS ESTEJAM MUITO BEM...

VAMOS DAR CONTINUIDADE AOS PRONOMES. DESSA VEZ , ESTUDAREMOS OS PRONOMES DE TRATAMENTO.


Pronomes de tratamento (ou axiónimos) estão incluídos no grupo dos pronomes pessoais e são formas mais corteses e reverentes de nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. São, maioritariamente, utilizados em tratamentos formais, quando o interlocutor ocupa cargos ou posições sociais elevadas e prestigiadas.

Exemplos e uso dos pronomes de tratamento

V. - você - Usado em tratamentos informais, íntimos e familiares. Este pronome, em algumas regiões do Brasil, é substituído pelo pronome tu.
Sr., Sr.ª, Srta. - senhor, senhora, senhorita - Usados em tratamentos formais e respeitosos, quando existe um distanciamento entre os locutores. Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.
V. S.ª - Vossa Senhoria - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a pessoas com grande prestígio, como vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias. Este pronome é também utilizado em textos escritos oficiais, como correspondência comercial, ofícios e requerimentos.
V. Ex.ª - Vossa Excelência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a pessoas com alta autoridade, como o Presidente da República, ministros, senadores, deputados, embaixadores, etc. No caso do Presidente da República, não deverá ser utilizada a forma abreviada do pronome de tratamento.
V. Em.ª - Vossa Eminência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a cardeais, que são eclesiásticos do Sacro Colégio pontifício e participam no conclave para a eleição de um novo Papa.
V. S. - Vossa Santidade - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos ao Papa. Este pronome de tratamento é também utilizado por ocidentais em tratamentos cerimoniosos e respeitosos ao Dalai Lama, embora não seja utilizado pelos tibetanos.
V. Rev.mª - Vossa Reverendíssima - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a sacerdotes, bispos e religiosos em geral.
V. A. - Vossa Alteza - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a príncipes, princesas, duques e duquesas.
V. M. - Vossa Majestade - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reis e rainhas.
V. Mag.ª - Vossa Magnificência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reitores de Universidades.
V.P. - Vossa Paternidade - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a superiores de ordens religiosas.
V. M. I. - Vossa Majestade Imperial - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a imperadores.
Vossa Onipotência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a Deus. Não se utiliza a forma abreviada.

Exemplos com pronomes de tratamento

  • Vossa Excelência estará presente na cerimônia de encerramento?
  • Vossa Eminência estará presente no conclave?
  • Estou ansioso pela missa que Vossa Santidade rezará no Rio de Janeiro.
  • Vossa Majestade cumpriu, na perfeição, o protocolo na missa de entronização do novo Papa.
  • Vossa Reverendíssima irá ministrar algum sacramento da igreja hoje?
  • Vossa Magnificência presidirá a cerimônia de encerramento do ano letivo?
  • Senhorita, queira fazer o favor de me desculpar, suas vontades serão realizadas imediatamente.

Concordância com os pronomes de tratamento

Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2ª pessoa do singular ou do plural, a concordância verbal deverá ser feita sempre com a 3ª pessoa do singular ou do plural.
Também são pronomes de tratamento o senhor, a senhora e você, vocês. "O senhor" e "a senhora" são empregados no tratamento cerimonioso; "você" "vocês", no tratamento familiar. Você e vocês são largamente empregados no português do Brasil; em algumas regiões, a forma tu é de uso frequente, em outras, é muito pouco empregada. Já a forma vós tem uso restrito à linguagem litúrgica, ultraformal ou literária.
OBS. Os pronomes de tratamento estão no nosso livro didático na página 71.
Atividade: responda às questões a, b e c  da página 72.
qualquer dúvida, é só perguntar.
E-mail: cirilafigueiredo@hotmail.com  ou  zenaide.entregadeatividades@gmail.com 

Comentários

Postar um comentário