DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO - 7A/B/C/D - PORTUGUÊS - PROF.CIRILA

OLÁ PESSOAL, TUDO BEM?

ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM E TOMANDO TODOS OS CUIDADOS PARA NÃO SE CONTAMINAR COM O COVID-19, QUE CONFORME ESTAMOS LENDO E VENDO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, É MUITO SÉRIO E GRAVE.

VAMOS ESTUDAR E TRABALHAR ESSA SEMANA COM O SENTIDO QUE AS PALAVRAS PODEM ADQUIRIR EM UM CONTEXTO, OU EM UMA FRASE.

DENOTAÇÃO  E  CONOTAÇÃO

     Na nossa língua, uma mesma palavra pode ser empregada de várias formas. Por isso se diz que, em português, a gente bota a calça e calça a bota  e está fazendo coisas completamente diferentes.
      Várias palavras ou expressões que usamos na nossa comunicação diária são muito ricas semanticamente. Por isso, o sentido delas depende do contexto em que são usadas.  É o que ocorre, por exemplo, com o termo VACAS MAGRAS nestas frases: 

                       As vacas magras não são boas produtoras de leite.

        Nesse exemplo, dizemos que o termo vacas magras foi empregado com sentido DENOTATIVO, isto é, no sentido literal, básico.  É o que não acontece em:

                      Joana viveu uma infância de vacas magras.

            Agora, o sentido da expressão vacas magras é CONOTATIVO.
Para compreender essa expressão, precisamos contar com nosso conhecimento de mundo, nossa experiência cultural. Assim, sabemos que vacas magras significa dificuldades, pouco dinheiro.

            Então, resumindo:

DENOTAÇÃO - CORRESPONDE AO SENTIDO LITERAL, REAL (QUE CONSTA NO DICIONÁRIO) DAS PALAVRAS.

CONOTAÇÃO - OCORRE QUANDO UMA PALAVRA NÃO É USADA EM SEU SENTIDO LITERAL. PORTANTO, A CONOTAÇÃO DIZ RESPEITO A UMA MANEIRA PESSOAL DE VER O MUNDO, AS PESSOAS, AS SITUAÇÕES. É O SENTIDO FIGURADO DAS PALAVRAS.

COPIE  ESSE CONTEÚDO NO CADERNO.
NA PRÓXIMA AULA PASSAREI AS ATIVIDADES.

Meu email: cirilafigueiredo@hotmail.com


   

     


Comentários

Postar um comentário