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Pois bem, já que temos como nos comunicar, vou passar algumas atividades pra vocês. O momento é de mudanças. Eu e você temos que nos adaptar aos novos tempos. Não esperem que estas mudanças serão esquecidas ao retornarmos para a sala de aula. É inovação, são novas formas de aprendizado que devemos acolher e aproveitar. Vocês sempre reclamaram que o ensino está muito chato e que muitos nem vontade de ir para a escola têm. Essa é a hora. Chegou o momento de mudar. Vamos lá?
Separei esses vídeos pra vocês assistirem, mas tem muito mais. Procurem outros. Pesquisem
Vídeo para assistir e pesquisar sobre o assunto. Separei este mas seria interessante assistir a outros que trate do mesmo assunto. Não assista todos ao mesmo tempo. Se organize apenas no se horário de aula da nossa matéria. É como estar na escola. Preste atenção no horário e dedique o seu tempo de acordo como calendário. Você não se cansará e aprenderá muito mais.
https://www.youtube.com/watch?v=81SLM1FUG5I
https://www.youtube.com/watch?v=u-kVjVOo9B
Humanismo
renascentista
Durante
o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na
Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre
os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar
como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras
filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e
Roma).
O
interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao
passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que
viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens
diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência,
da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo
contexto histórico.
O
retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia
Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi São
Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica.
São Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida –
ele considerava a razão como outro caminho para Deus.
Os pensadores e intelectuais humanistas
geralmente são confundidos com antirreligiosos, visto que os humanistas queriam
manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A investigação humana seria
privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a
investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos.
Por meio do Humanismo, o homem passou a
ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de
todas as coisas. Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus
era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer
a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).
O Humanismo levou a reformas nos
ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades
(ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia,
Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos críticos na
leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos originais
para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges copistas
medievais.
Um fato importante que aconteceu no
século XV foi a criação da imprensa, ou prensa, por Johann Gutemberg. O invento
revolucionou a produção de livros, que não precisaram ser mais manuscritos por
copistas, processo que demandava bastante tempo. Com a criação de Gutemberg –
os tipos móveis metálicos (imprensa) –, o processo de produção do livro
diminuiu, sendo impressas, em poucos anos, milhares de obras, o que facilitou o
contato dos leitores com as ideias e os autores humanistas, ou seja, a invenção
propiciou uma maior difusão do conhecimento.
O Humanismo, como visto, foi a base
teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento
artístico, cultural e científico.
ATIVIDADES:
1. Explique o que foi o Renascimento
Cultural?
2. Os pensadores e intelectuais humanistas
geralmente eram confundidos com antirreligiosos. Explique por quê.
3. Qual foi a influência do humanismo nas
universidades europeias?
4. Qual fato importante aconteceu no
século XV e tem importância até os momentos atuais?
Boa noite de Vitor Freitas Faria 7 ano C numero 34
ResponderExcluirOscar da Silva Neto, 7 ano A
ResponderExcluirleandra beatriz 7A, N.18
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