7 anos A:B:C:D:E HISTORIA - HUMANISMO,RENASCIMENTOE O NOVO MUNDO


OLA ALUNOS, GOSTARIA DE ENVIAR PRA VOCES UM ENDEREÇO DE E-MAIL PARA QUE POSSAMOS INTERAGIR E ENVIAR TAREFAS.

roseliaraujofranco1@gmail.com

Pois bem, já que temos como nos comunicar, vou passar algumas atividades pra vocês. O momento é de mudanças. Eu e você temos que nos adaptar aos novos tempos. Não esperem que estas mudanças serão esquecidas ao retornarmos para a sala de aula. É inovação, são novas formas de aprendizado que devemos acolher e aproveitar. Vocês sempre reclamaram que o ensino está muito chato e que muitos nem vontade de ir para a escola têm. Essa é a hora. Chegou o momento de mudar. Vamos lá?


Separei esses vídeos pra vocês assistirem, mas tem muito mais. Procurem outros. Pesquisem


Vídeo para assistir e pesquisar sobre o assunto. Separei este mas seria interessante assistir a outros que trate do mesmo assunto. Não assista todos ao mesmo tempo. Se organize apenas no se horário de aula da nossa matéria. É como estar na escola. Preste atenção no horário e dedique o seu tempo de acordo como calendário. Você não se cansará e aprenderá muito mais.

https://www.youtube.com/watch?v=81SLM1FUG5I

https://www.youtube.com/watch?v=u-kVjVOo9B




Humanismo renascentista
Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica. São Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida – ele considerava a razão como outro caminho para Deus.
Os pensadores e intelectuais humanistas geralmente são confundidos com antirreligiosos, visto que os humanistas queriam manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A investigação humana seria privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos.
Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).
O Humanismo levou a reformas nos ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia, Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos críticos na leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos originais para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges copistas medievais.
Um fato importante que aconteceu no século XV foi a criação da imprensa, ou prensa, por Johann Gutemberg. O invento revolucionou a produção de livros, que não precisaram ser mais manuscritos por copistas, processo que demandava bastante tempo. Com a criação de Gutemberg – os tipos móveis metálicos (imprensa) –, o processo de produção do livro diminuiu, sendo impressas, em poucos anos, milhares de obras, o que facilitou o contato dos leitores com as ideias e os autores humanistas, ou seja, a invenção propiciou uma maior difusão do conhecimento.
O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.

ATIVIDADES:
1.      Explique o que foi o Renascimento Cultural?
2.      Os pensadores e intelectuais humanistas geralmente eram confundidos com antirreligiosos. Explique por quê.
3.      Qual foi a influência do humanismo nas universidades europeias?
4.      Qual fato importante aconteceu no século XV e tem importância até os momentos atuais?

Comentários

Postar um comentário