ROSELI FRANCO 7A,7B,7C,7D,7E - HISTORIA 10/08/20 A 14/08/2020

                                                   DIVERSIDADE ETNICA NO BRASIL

 

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.

 

 

A voz do oprimido



Quando o homem branco chegou em sua terra, pouco importava o seu nível social, pois os negros foram arrancados de seu lares e famílias e forçados à ir para um continente desconhecido, sem saber o que lhes aguardava por lá. 

Passaram por condições desumanas dentro das embarcações em sua vinda para o Brasil. Doenças, fome, agressões O negro teve que se submeter às mais diversas humilhações em seu caminho para a servidão forçada. Ao chegarem, viram-se transformados em mercadoria, um mero item de valor comercial cuja única função era servir. Sofreram muito nas mãos dos grandes senhores de terra, que abusavam em seus maus-tratos ao negro. 

Tiveram que aguentar firmemente durante muitos anos, até o dia em que enfim a escravidão foi abolida e esses negros se viram livres. Porém, depois de libertos para onde iriam esses negros? O que fariam da vida? Encontravam-se diante de uma sociedade que os excluía, descriminava, que mantinha a mentalidade de que o negro era inferior e que deveria continuar submisso. 

Apesar das inúmeras dificuldades, o negro se estabeleceu no Brasil, e contribuiu bastante para essa enorme mistura de raças que existe em nosso país. Mas apesar de sua contribuição para a formação étnica e cultural do povo brasileiro, o negro ainda se encontra oprimido, vítima de preconceitos. 

Hoje em dia ainda podemos enxergar os reflexos deste passado. Embora a Constituição garanta direitos iguais para todo cidadão, o negro ainda é muito discriminado. Constantemente percebemos a associação que é feita entre o negro e a criminalidade e pobreza. Isso se dá porque ainda hoje persiste aquela mentalidade de inferioridade do negro. Muitas vezes pode-se perceber essa discriminação na área profissional, uma vez que muitos evitam contratar pessoas negras por puro preconceito ou por pensarem que isso afeta a imagem da empresa. É fato que o negro, ainda hoje, é visto de forma marginalizada. Uma raça que contribuiu tanto para a formação de nosso país não deve ser tratada desta forma.

 

Texto de autoria do grupo (Daniel, Gabriel N, Gustavo, Marco Tulio, Matheu


1.O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:

a) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.

b) Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.

c) Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.

d) Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

e) Os africanos negros escravizados, os europeus – essencialmente italianos, holandeses e alemães –  e os imigrantes árabes.

 

2.Os grupos de origem europeia que constituem a atual população brasileira tiveram origens, motivações e história distintas no país. Os primeiros grupos europeus vieram para o Brasil logo no início da colonização do país e outros aportaram aqui apenas no século passado.

Os grupos humanos de origem europeia estão listados abaixo, exceto:

a) italianos

b) portugueses

c) holandeses

d) japoneses

e) alemães

3.Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.

O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira?

a) Imigrantes árabes.

b) Africanos

c) Imigrantes japoneses.

d) Indígenas.

e) Alemães e italianos


Comentários

  1. é pra copiar os textos ou só as perguntas?

    ResponderExcluir
  2. Luiza de Souza Amorim n23 sala 7B

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de Vitor Freitas Faria 7 ano C n.34

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA PROFESSORA.
    OQUE É PARA FAZER?
    EXPLIQUE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA, JÁ QUE A PROFESSORA NÃO RESPONDE OQUE É PARA FAZER, ALGUÉM AQUI ENTENDEU? PODE ME EXPLICAR POR FAVOR?

    ResponderExcluir
  6. Victor Hugo de Souza Avelino 39 7 ano D.
    Apenas copiar as perguntas e respostas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário