PROF. LUCIANY - CIÊNCIAS - 7ABCDE - IMPACTOS AMBIENTAIS


ATIVIDADES - DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 1

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO TERRITÓRIO PAULISTA
Seminário no papel -  sobre Unidades de Conservação no território paulista.
Para tanto, vocês poderão pesquisar em livros didáticos, internet, atlas e/ou outras fontes disponíveis, a partir do roteiro sugerido a seguir:
1. Denominação da Unidade de Conservação e classificação conforme a categoria.
 2. Principais características.
3. Importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.
4. Localização no Estado de São Paulo (município).
5. Flora e Fauna predominantes.
6. Fotos e ilustrações.
7. Referências.

ATIVIDADE 2

IMPACTO AMBIENTAL
Realize a leitura do texto abaixo, e na sequência, faça o que se pede:
No dia 5 de novembro de 2015, houve o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, no município de Mariana (MG). A barragem de Fundão abrigava lama de rejeitos da mineração. Os rejeitos atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram distritos e deixaram os moradores da região sem água e sem trabalho, um mês depois, foram retiradas dos rios toneladas de peixes mortos, nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Atualmente estes Estados ainda sentem os impactos ambientais e sociais. Em 2019 outra barragem de rejeitos de mineração se rompeu no dia 25 de janeiro no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocasionando novamente um impacto ambiental de grande proporção. O rompimento da barragem liberou lama, que encobriu grande parte da região onde estava localizada, ceifando várias vidas humanas e de animais, devastando vegetação e plantações, poluindo os rios da região e deixando muitos moradores desabrigados. Elaborado e adaptado especialmente pelo Programa São Paulo Faz Escola
A partir do exposto no texto, investigue em diversas fontes (jornais , revistas , internet , etc.) as seguintes informações:
1. Imagens dos Ecossistemas das regiões afetadas antes e depois do rompimento das barragens de rejeitos de mineração.
2. Impactos ambientais que ocorreram nos Ecossistemas das regiões afetadas pelo rompimento das barragens de rejeitos de mineração.
 3. Ações de recuperação ambiental, de saúde e socioeconômica que estão sendo realizadas após o rompimento das barragens.
4. Possíveis riscos à saúde da população pela exposição prolongada a materiais tóxicos presentes na lama da mineração.

***ATIVIDADE 3 

AULA PRÁTICA

ENTREGA DA ATIVIDADE ATÉ O DIA 28/07/20.
PREPAREM OS MATERIAIS.

O que você vai precisar

Materiais

• 1 placa de papelão, linha e agulha

• Etiquetas ou quadradinho de papel sulfite em formato de etiquetinhas ;

• 2 m de fio preto, 2 m de fio vermelho ou linha de lã coloridas, barbante colorido, linha de crochê.

• Tesoura, lápis e lápis de cor;

• Cola ou fita adesiva transparente
Construindo o boneco
• Passo 1: Faça o MOLDE e o use para contornar o boneco em dois pedaços de papelão diferentes. Você deverá produzir duas peças de cada uma das seguintes partes: cabeça, pescoço, antebraço, braços, mãos, coxas, pernas e pés.
• Passo 2: Corte as peças de papelão e escreva os nomes das partes do corpo. Considere uma para a cabeça, uma para o tronco e quatro para os membros.
Cole etiquetas com os nomes das partes do corpo em cada uma das peças.
• Passo 3: Fure as peças do boneco. Encaixe umas nas outras usando linha e agulha. Poderá usar um botão pequenino em cada junção para ficar bem fixo (pregar o botão como se faz usualmente em uma camisa). Isso fará o boneco ser articulado.
• Passo 4: Corte pedaços do fio vermelho e  pedaços do fio preto para montar o sistema circulatório.
• Passo 5: Cole os fios, ou lãs, ou linhas de crochê vermelhos e os pretos fazendo o caminho do sistema circulatório arterial e venoso, como indicado no MOLDE.
Seu modelo humano está pronto. Aproveite o Boneco articulado e compartilhe sua prática por e-mail.
ORIENTAÇÕES E DEVOLUTIVAS PARA OS ESTUDANTES

ATIVIDADE 1

Orientações do professor sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Atividade do caderno do aluno pág. 15;
c) Faça o seminário no papel, conforme o roteiro de 1 a 7.
c) Fotografe as atividades para enviar por e-mail – luciany.shirley@yahoo.com

ATIVIDADE 2

Orientações do professor sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Atividade do caderno do aluno pág. 16;
c) Leia o texto e a partir do exposto no texto, investigue em diversas fontes (jornais, revistas, internet, etc.) as informações pedidas nos itens de 1 a 4.
c) Fotografe as atividades para enviar por e-mail – luciany.shirley@yahoo.com

ATIVIDADE 3

Orientações do professor sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Prepare o material para a aula investigativa.
c) Use os moldes fornecidos ou procure na internet
d) Siga os procedimentos
e) Fotografe as atividades para enviar por e-mail – luciany.shirley@yahoo.com











   








































Comentários

Postar um comentário