ATIVIDADES
- DESCRIÇÃO
ATIVIDADE
1
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO
TERRITÓRIO PAULISTA
Seminário
no papel - sobre Unidades
de Conservação no território paulista.
Para tanto, vocês poderão
pesquisar em livros didáticos, internet, atlas e/ou outras fontes disponíveis,
a partir do roteiro sugerido a seguir:
1. Denominação da Unidade de
Conservação e classificação conforme a categoria.
2. Principais características.
3. Importância em relação à
preservação, à conservação e ao uso sustentável.
4. Localização no Estado de
São Paulo (município).
5. Flora e Fauna
predominantes.
6. Fotos e ilustrações.
7. Referências.
ATIVIDADE
2
IMPACTO AMBIENTAL
Realize a leitura do texto
abaixo, e na sequência, faça o que se pede:
No dia 5 de novembro de
2015, houve o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, no
município de Mariana (MG). A barragem de Fundão abrigava lama de rejeitos da
mineração. Os rejeitos atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram
distritos e deixaram os moradores da região sem água e sem trabalho, um mês
depois, foram retiradas dos rios toneladas de peixes mortos, nos Estados de
Minas Gerais e Espírito Santo. Atualmente estes Estados ainda sentem os
impactos ambientais e sociais. Em 2019 outra barragem de rejeitos de mineração
se rompeu no dia 25 de janeiro no município de Brumadinho, na Região
Metropolitana de Belo Horizonte, ocasionando novamente um impacto ambiental de
grande proporção. O rompimento da barragem liberou lama, que encobriu grande
parte da região onde estava localizada, ceifando várias vidas humanas e de
animais, devastando vegetação e plantações, poluindo os rios da região e
deixando muitos moradores desabrigados. Elaborado e adaptado especialmente pelo
Programa São Paulo Faz Escola
A partir do exposto no
texto, investigue em diversas fontes (jornais , revistas , internet , etc.) as
seguintes informações:
1. Imagens dos Ecossistemas
das regiões afetadas antes e depois do rompimento das barragens de rejeitos de
mineração.
2. Impactos ambientais que
ocorreram nos Ecossistemas das regiões afetadas pelo rompimento das barragens
de rejeitos de mineração.
3. Ações de recuperação ambiental, de saúde e
socioeconômica que estão sendo realizadas após o rompimento das barragens.
4. Possíveis riscos à saúde
da população pela exposição prolongada a materiais tóxicos presentes na lama da
mineração.
***ATIVIDADE 3
AULA PRÁTICA
ENTREGA DA ATIVIDADE ATÉ O
DIA 28/07/20.
PREPAREM
OS MATERIAIS.
O que você vai precisar
Materiais
• 1 placa de papelão, linha
e agulha
• Etiquetas ou quadradinho
de papel sulfite em formato de etiquetinhas ;
• 2 m de fio preto, 2 m de
fio vermelho ou linha de lã coloridas, barbante colorido, linha de crochê.
• Tesoura, lápis e lápis de
cor;
• Cola ou fita adesiva
transparente
Construindo
o boneco
• Passo 1: Faça o MOLDE e o
use para contornar o boneco em dois pedaços de papelão diferentes. Você deverá
produzir duas peças de cada uma das seguintes partes: cabeça, pescoço,
antebraço, braços, mãos, coxas, pernas e pés.
• Passo 2: Corte as peças de papelão e escreva
os nomes das partes do corpo. Considere uma para a cabeça, uma para o tronco e
quatro para os membros.
Cole etiquetas com os nomes das partes do
corpo em cada uma das peças.
• Passo 3: Fure as peças do
boneco. Encaixe umas nas outras usando linha e agulha. Poderá usar um botão pequenino
em cada junção para ficar bem fixo (pregar o botão como se faz usualmente em
uma camisa). Isso fará o boneco ser articulado.
• Passo 4: Corte pedaços do
fio vermelho e pedaços do fio preto para
montar o sistema circulatório.
• Passo 5: Cole os fios, ou lãs, ou linhas de
crochê vermelhos e os pretos fazendo o caminho do sistema circulatório arterial
e venoso, como indicado no MOLDE.
Seu modelo humano está pronto. Aproveite o
Boneco articulado e compartilhe sua prática por e-mail.
ORIENTAÇÕES
E DEVOLUTIVAS PARA OS ESTUDANTES
ATIVIDADE 1
Orientações do professor
sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Atividade do caderno do aluno
pág. 15;
c) Faça o seminário no papel,
conforme o roteiro de 1 a 7.
ATIVIDADE 2
Orientações do professor
sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Atividade do caderno do aluno
pág. 16;
c) Leia o texto e a partir do
exposto no texto, investigue em diversas fontes (jornais, revistas, internet,
etc.) as informações pedidas nos itens de 1 a 4.
ATIVIDADE 3
Orientações do professor
sobre a atividade, listadas por itens:
a) Assistir a aula do CMSP;
b) Prepare o material para a aula
investigativa.
c) Use os moldes fornecidos ou
procure na internet
d) Siga os procedimentos




Leandra Beatriz
ResponderExcluir7.A
n.18
Oieee
ExcluirBom dia de Vitor Freitas Faria 7 ano C n.34
ResponderExcluirBoa noite!!!
ResponderExcluirSillas Pyettro
ResponderExcluir7A
33
Boa tarde!
ExcluirFERNANDA FREITAS 7 C N9
ResponderExcluirOlá Fernanda!
Excluir