Os jesuítas
cumpriram funções de catequização, ensino e produção econômica no Brasil.
Durante a colonização do Brasil pelos
portugueses, uma ordem religiosa cumpriu um papel de destaque na organização
social da colônia: a Companhia de Jesus, ou simplesmente os jesuítas,
como eram comumente conhecidos.
Os jesuítas liderados por Manoel
da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o
primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao
Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que
habitavam estas terras.
Na Europa, o objetivo dos jesuítas
era evitar o aumento do número de protestantes. A Companhia de Jesus havia sido
fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no
contexto da Reforma e da Contrarreforma religiosa. Na colônia,
pretendiam também impedir que os protestantes realizassem a catequização
indígena.
Para que a catequização fosse
realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para
a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. Um dos
nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o
do padre José de Anchieta.
Mas os jesuítas não ensinavam apenas
os indígenas. Os filhos de colonos, principalmente dos senhores de engenho,
também eram educados por eles. Para oferecer essa educação, os jesuítas criaram
alguns colégios pela colônia, sendo o mais conhecido o Colégio de São
Paulo, em torno do qual foi fundada a cidade de São Paulo de Piratininga,
atual São Paulo.
A educação dos colonos era rígida. A
disciplina era duramente cobrada. Em caso de desobediência a alguma norma ou
mesmo no erro de alguma lição, os alunos eram punidos pelos jesuítas com
castigos, muitas vezes físicos. O mais conhecido foi o uso da palmatória, um
instrumento de madeira utilizado para bater na palma da mão dos alunos.
Porém, como a educação tradicional
indígena era diferente, baseada na solidariedade e na cooperação, com os índios
mais novos aprendendo com os mais velhos, foram necessárias algumas mudanças.
Nas missões, locais onde os jesuítas
habitavam por vezes com milhares de indígenas, foi necessário em muitos
momentos abandonar os castigos físicos. Elas estavam localizadas em várias
localidades da colônia, sendo as mais conhecidas as construídas no sul, na
fronteira onde estão Paraguai e Argentina.
As missões serviram
também para que os jesuítas mudassem os hábitos dos indígenas. O interesse era
que eles passassem a viver de acordo com a cultura europeia: que as famílias
fossem nucleares (pai, mãe e filhos do casal), que eles se fixassem em um local
(grande parte das tribos indígenas era seminômade, vivendo em constante
deslocamento) e passassem a adotar os ritmos e as disciplinas de trabalho que
impunham os europeus. Esse processo ficou também conhecido como aculturação.
Com isso, os jesuítas conseguiram que
as missões produzissem para seu próprio consumo, além de fornecerem excedentes
que eram comercializados. Toda essa situação levou os jesuítas a entrarem em
conflitos com os colonos, que tinham interesse na escravização indígena. As
missões serviam como áreas protegidas da ação dos colonos, mas também
resultaram em fonte de força de trabalho para os jesuítas que se enriqueceram
com a exploração dos indígenas.
Além do que era comercializado nas
missões, os jesuítas conseguiram acumular fortuna com a posse de enormes
extensões de terras e engenhos. Os jesuítas permaneceram na colônia portuguesa
na América até 1759, quando foram banidos das colônias portuguesas. A venda do
patrimônio dos jesuítas garantiu altas rendas para a Coroa portuguesa, o que
mostrou que o poder espiritual dos jesuítas também havia se transformado em
poder econômico.
QUESTÃO
1
No processo de colonização do Brasil
(sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do
catolicismo. Sobre eles é correto afirmar, exceto:
a.
Detinham o monopólio da educação e, na
segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila
de São Vicente.
b.
Sua tarefa missionária era a
catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de
fiéis.
c.
Construíram as missões para impedir a
escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores
culturais dos índios.
d.
Foram expulsos de Portugal e das
possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder
econômico e político.
QUESTÃO 2
A Ordem Jesuíta foi claramente
inspirada em sua forma de organização nas estruturas militares da Idade
Moderna. Inclusive seu fundador foi um militar ferido em combate, cujo nome
era:
a.
José de Anchieta
b.
Manoel da Nóbrega
c.
António Vieira
d.
Inácio de Loyola
e.
Marquês de Pombal
Boa tarde de Vitor Freitas Faria 7 ano C n.34
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