Olá, turma.
Não tive retorno da aula de segunda-feira, dia 11/05. Aguardo seus compromissos com os estudos.
Nós encerramos a apostila do 1o bimestre.
Até 29 de maio vamos abordar os conteúdos que estão sendo passados na TV Educação e no app CMSP (Pode ver no Youtube).
Acompanhem o blog nos dias das nossas aulas (SEG, TER, QUIN e SEX) e assistam às aulas nesses canais citados.
Hoje vocês terão que assistir a esta videoaula:
Assistam e respondam no caderno as seguintes questões:
(SOMENTE AS RESPOSTAS)
1. Leiam este trecho narrativo:
Dona Olga está preocupada com seu filho João, pois ele está desanimado para estudar. Ela se vira para ele e diz:
- Meu filho, NÃO DEIXE A PETECA CAIR!
Pergunta: a frase em destaque na fala de Dona Olga é linguagem denotativa (real) ou linguagem figurada (conotativa)?
2. João está realmente jogando um brinquedo chamado peteca e não pode deixar cair, ou ele precisa se animar e fazer as lições? Qual sentido está mais dentro do contexto passado?
3. Figuras de linguagem são imagens ou são expressões com palavras?
4. Apesar de serem modos de dizer, eu posso representar uma figura de linguagem por meio de um desenho, uma imagem?
5. Quando falamos ou escrevemos, ou ainda quando lemos um poema, uma história, ou assistimos a uma novela ou filme, as figuras de linguagem podem acontecer?
6. Por exemplo: eu chamei minha mãe e disse: "Mãe, o gato está deitado no braço do sofá."
a) Eu usei uma figura de linguagem nesta fala?
b) Sofá tem braço?
c) O que seria "braço" no sentido real?
7. A mãe colocou um vestido na criança, mas ficou bem curto. O irmão mais velho viu e disse brincando: "Cuidado para não pisar na barra!"
Qual figura de linguagem ocorre aqui?
8. Invente uma situação e crie uma fala que tenha uma das figuras de linguagem explicadas na vídeo-aula.
Anote no caderno: Lição de segunda, 11/05.
Nome, número, 7E.
Envie a foto do caderno para:
Boa tarefa!
Comentários
Postar um comentário